sábado, 13 de setembro de 2014

Exposição RETRATO MUSICAL


   As obras abaixo  fizeram parte da exposição ´´Retrato musical`` realizada em 2012 na galeria Paulo Campos Guimarães da  biblioteca pública  BH e também no espaço Cultural  do Banco Central -BH  também em 2012.
  A mostra também homenageou os 40 anos do disco ´´Clube da esquina ``com uma pintura em tela da icônica capa do disco.




Clube da Esquina é um termo usado para se referir a um grupo de músicos, compositores e letristas, surgido na década de 1960 em Belo Horizonte - Minas Gerais[1]. Tendo figuras como por exemplo, Milton NascimentoToninho HortaWagner TisoLô BorgesBeto Guedes e Márcio Borges, a sonoridade do Clube da Esquina é intensamente caracterizada como inovadora. Como característica desta sonoridade inovadora, têm-se por exemplo uma espécie de fundição das inovações trazidas pela Bossa Nova com elementos do jazz, do rock – principalmente os Beatles –, música folclórica dos negros e mineira, música erudita e música hispânica. Nos anos 70, esses artistas tornaram-se referência de qualidade na MPB pelo alto nível de performance e disseminaram suas inovações e influência a nível mundial.[2] A inovação musical do Clube da Esquina e sua sonoridade específica faz com haja a proposta por parte de fãs, da crítica e também de estudiosos, que o Clube seja considerado mais do que um grupo, um movimento musical.

Clube da Esquina
Capa do álbum "Clube da Esquina", lançado pela EMI-Odeon em 1972.
Informação geral
Gênero(s)MPB
rock psicodélico
bossa nova
música experimental
rock progressivo
smooth jazz
art rock
samba
jazz rock
música regional
folk
jazz fusion
Mod
Instrumento(s)guitarra elétricaviolãocontrabaixobaixo elétricopianotecladosbateriapercussão
Período em atividade1963-1978
Gravadora(s)EMI-Odeon
Afiliação(ões)Alaíde Costa14 BisO TerçoElis ReginaGonzaguinhaBoca LivreChico BuarqueAzymuthFernando BrantRonaldo BastosMurilo Antunes e Márcio Borges.
IntegrantesMilton NascimentoLô BorgesBeto GuedesFlávio VenturiniToninho HortaWagner TisoTavinho MouraTavitoNelson AngeloRobertinho SilvaLuiz AlvesVermelho e Rubinho

Clube da Esquina também é o nome de um dos discos lançados por esse grupo, em 1972. Há ainda o disco Clube da Esquina 2 (1978) e as músicas "Clube da Esquina" e "Clube da Esquina Nº2". Tanto os discos quanto as músicas foram lançados pelo Clube.









Convite da exposição no espaço cultural Banco Central do Brasil .
Belo Horizonte MG




Abbey Road
Óleo sobre tela
2011



Uma das fotos mais famosas da história, que imortalizou os Beatles, também consagrou o fotógrafo escocês Iain Macmillan. A foto que virou capa do disco “Abbey Road” foi feita no dia 8 de agosto de 1969, no lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres. Macmillan subiu em uma escada de cerca de 10 metros colocada bem no meio da Abbey Road e teve apenas 15 minutos para fazer o ensaio e, nesse tempo curtíssimo, conseguiu fazer seis fotos do grupo atravessando a faixa de pedestres.













Lançado há 30 anos, o álbum "Nevermind" do Nirvana mudou a história do rock e deu forma a um desencanto pós-adolescente que chega até os dias atuais, pelas mãos de artistas como Billie Eilish.

"Nevermind" chegou às lojas em 24 de setembro de 1991. "Foi um álbum que deixou o hard rock velho, o rock da moda na época, superficial, misógino e menos intenso", afirma à AFP a jornalista musical francesa Charlotte Blum, autora de um livro sobre o movimento.

    "Nevermind' inaugurou o 'grunge', conseguiu seu objetivo", conta Dupuy. Os integrantes do Nirvana (Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic) esperavam apenas que as vendas permitissem pagar o aluguel, mas o álbum destronou "Dangerous", o oitavo disco de estúdio de Michael Jackson, do primeiro lugar nas listas de vendas.












Conhecido no Brasil e na América Latina como "Rei", Roberto Carlos começou a sua carreira no início da década de 1960 sob influência do samba-canção e da bossa nova. Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, fundou as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil. Com a fama, estrelou ao lado de Erasmo e Wanderléa um programa na RecordTV chamado Jovem Guarda, que daria nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro, e que os alçou Roberto ao status de ídolos da geração. Além da carreira musical, estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970) e Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora (1971).[3]

Na virada para década de 1970 se tornou um cantor e compositor basicamente romântico, algo que não modificou desde então. Logo também mudava seu público-alvo, que deixou de ser o jovem e passou a ser o adulto. Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano. Atualmente continua se apresentando com frequência, e estrela anualmente o especial intitulado Roberto Carlos Especial, exibido na semana do Natal pela Rede Globo. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas, entre os quais Caetano VelosoGal Costa e Maria Bethânia.

Segundo a Pro-Música Brasil, Roberto Carlos é o artista solo com mais álbuns vendidos na história da música popular brasileira,[4] tendo vendido mais de 140 milhões de cópias,[5] incluindo gravações em espanholinglêsitaliano e francês, em diversos países.






Amy Jade Winehouse (Londres14 de setembro de 1983 — Londres, 23 de julho de 2011) foi uma cantoracompositora e multi-instrumentista britânica. Era conhecida por seu poderoso e profundo contralto vocal e por sua mistura eclética de gêneros musicais, incluindo souljazzR&B e ritmos caribenhos, como o ska. Oriunda de uma família com forte tradição musical ligada ao jazz, Winehouse ingressou na carreira artística ainda na adolescência, apresentando-se em pequenos clubes do gênero em Londres. O talento promissor da jovem artista rapidamente despertou o interesse dos representantes de companhias discográficas e, como consequência, rendeu-lhe a assinatura de um contrato de gravação com a Island Records, em 2002.









Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é o oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock The Beatles. Lançado a 26 de maio de 1967 no Reino Unido e a 2 de junho nos Estados Unidos,[nota 1] tornou-se imediatamente um enorme sucesso comercial e crítico, permanecendo durante 27 semanas no topo das tabelas de álbuns do Reino Unido e 15 semanas na primeira posição nos Estados Unidos. Na altura em que foi lançado, o álbum foi aclamado pela vasta maioria dos críticos pela sua inovação na produção musical, escrita e design gráfico, e por criar uma ponte que divide a musica popular e a arte legitima, bem como dar uma representação musical da geração do seu tempo e a contra-cultura contemporânea. A revista Time o considerou "uma evolução histórica no progresso da música" e a New Statesman elogiou a sua elevação da música pop ao nível de arte.[2] O trabalho conquistou quatro Prêmios Grammy em 1968, incluindo a categoria Álbum do Ano, o primeiro LP de rock a receber tal honra.